6 Formas de manter o controle sem falar nenhuma palavra



 

Reconhecer as pessoas no trabalho e sentar nos lugares certos são atitudes que ajudam líderes a ganharem respeito

Líderes precisam ter o controle da situação do negócio – desse modo, a equipe fica mais segura para os processos de trabalho do dia a dia. Para isso, o comportamento deve ser voltado para o relacionamento com outras pessoas.

Quando você respeita e reconhece outras pessoas, eles retribuem o favor. A Forbes fez uma lista de atitudes que ajudam líderes a ganhar o respeito e ter o controle no trabalho sem precisarem falar nada:

1. Reconheça as pessoas

Não vá direto para a sua cadeira quando você estiver chegando e não vá embora sem falar com ninguém. Balance a sua cabeça, acene na direção das pessoas e sorria. Quando as pessoas se sentem reconhecidas, elas se sentem importantes. É um ato simples que vai fazer com que você ganhe mais respeito. Além disso, é a oportunidade de as pessoas reconhecerem a sua presença quando você chegar.

2. Escolha o lugar certo para sentar

Se a reunião for em volta de uma mesa, sente-se junto com todos os outros. Se você sentir que possui menos valor que as outras pessoas presentes, elas acreditarão que você não é importante. Acredite que você é importante e outras pessoas também irão.

Se as cadeiras estiverem em fileiras, sente-se na parte da frente mas não na primeira fileira. Caso você se sente na frente, todos poderão te ver mas você não estará no comando. Você precisa ser capaz de ver os outros e, se você estiver longe das pessoas, será difícil que eles consigam te escutar. Para se conectar com as pessoas, os líderes sabem que devem encontrar um meio-termo entre ver os outros e ser visto.

3. Olhe para quem está falando

Durante a reunião, evite ficar olhando ao redor da sala. Não olhe para o celular e não faça muitas anotações. Deixe a sua cabeça erguida e olhe para a pessoa que está falando, de um modo relaxado. A pessoa que está falando deve saber que você está ouvindo e interessado no que ela tem a dizer.

Quanto mais as pessoas sentirem que estão sendo escutadas, mais elas terão vontade de escutar quando você falar. Outro benefício de focar em quem está falando é que você poderá fazer perguntas inteligentes que as pessoas lembrarão.

4. Não fique tremendo

Movimentos que mostram nervosismo, como balançar o pé ou girar a caneta, podem distrair outras pessoas. Não corra o risco de as pessoas lembrarem de você tremendo e não por causa da sua presença dominante.

5. Preste atenção na sua postura

Não tenha medo de ocupar um espaço. Mantenha seus braços abertos e descruzados, e não cruze as pernas. Ou seja: não tente ser menor do que você é. Permita que você seja visto e use sua linguagem corporal para mostrar confiança.

6. Incline-se

Suavemente, incline-se para a pessoa que está falando. Esta é outra linguagem não verbal que faz a pessoa que está falando saber que você está escutando e interessado no que ela tem a dizer. Quando você faz este movimento, as pessoas também inclinarão para escutar o que você tem a dizer.

 

Fonte: Revista PEGN




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