Dicas preciosas para organizar melhor o seu tempo



Você vive correndo contra o tempo em busca de se organizar melhor? Então pare um pouco e leia isso

Você também tem a impressão de que os dias passam depressa? A sensação, muitas vezes, é de que 24 horas não são suficientes para completar todas as tarefas do cotidiano.

O tic tac do relógio parece estar contra a gente. Mas isso não é verdade: os minutos apenas passam, e o que devemos fazer é nos ajustar a eles para conseguirmos ter mais tempo.

Saber desfrutar do seu dia é o que realmente importa, pois não há nada mais frustrante do que ter a sensação de que ele não foi produtivo ou satisfatório. E isso geralmente acontece com as pessoas porque elas reservam muitas horas de duas vidas para aquilo que é dispensável, ou porque se sobrecarregam com inúmeras atividades.

Nesse sentido, procure organizar melhor a sua rotina, ainda mais se for responsável por muitas tarefas. Deixe algum período livre para que possa aproveitar momentos de lazer, se dedicando ao que gosta ou simplesmente não fazendo absolutamente nada, se assim preferir.

Confira, a seguir, mais algumas dicas do que fazer para ter mais tempo:

Procure saber como usa o seu tempo

No cotidiano, devido à correria e às inúmeras responsabilidades, é normal que as pessoas acabem se sobrecarregando e tentem resolver ou dar conta de cada uma delas. Sendo assim, é necessário que você descubra como está utilizando o seu tempo, e se ele está sendo produtivo.

É muito importante que você faça esse exercício, pois só assim será possível controlar melhor sua rotina. Depois de identificar e classificar todas as suas atividades, distribua-as entre as seguintes categorias: urgentes, importantes e circunstanciais.

As tarefas urgentes devem ser as primeiras a receber sua atenção. As importantes podem vir logo atrás, para que não se tornem imediatas. Já as circunstanciais são, na verdade, aquelas que não farão diferença alguma no seu dia a dia. Ou seja: só estão ali para te atrasar.Sendo assim, é aconselhável que você exclua as tarefas circunstanciais do seu cotidiano e saiba dizer não caso elas insistam em aparecer.


Faça um planejamento

Um planejamento semanal, muitas vezes, é necessário e contribui para uma melhor organização do seu tempo. Mas vale ressaltar que não adianta anotar vários itens para fazer em um mesmo dia, já que depois não vai conseguir cumpri-los. Seja sensata e coloque na agenda apenas o que for possível realizar, assim não fará coisas que poderiam ter sido facilmente dispensadas.

Outra dica legal é sempre deixar um espaço de “nada para fazer”, pois imprevistos acontecem. E, nesses casos, você terá tempo suficiente para resolvê-los.


Tente resolver os seus problemas

Jamais permita que os problemas se acumulem. Tente solucioná-los imediatamente para que, ao final do dia ou da semana, aquele seu tempo livre não seja prejudicado.

Portanto, não deixe para depois o que pode ser resolvido agora, ainda que seja apenas levar suas roupas para a lavanderia ou arrumar aquela pilha de livros que está espalhada pela casa. O importante é ficar livre das obrigações o mais rápido possível.


Preserve o seu tempo livre

Às vezes é impossível não levar trabalho para casa, não é verdade? Mas é importante que você proteja o tempo livre de sua rotina, pois ele é seu e você o merece.

Portanto, nada de adiantar aquela tarefa do escritório porque não tem nada para fazer ou abarrotar o seu final de semana ou sua folga com serviços que não te darão nenhum prazer (e muito menos tranquilidade). Para colocar corpo e mente no lugar, é preciso ficar sem nada ocupando a sua cabeça de vez em quando.


Conheça seus limites

Não queira abraçar o mundo inteiro. Não se sobrecarregue com muitas tarefas (e muito menos com atividades desnecessárias!).

É importante que conheça o seu próprio limite e saiba até onde pode ir. Nessa perspectiva, não aceite fazer aquilo que não consegue dar conta. E não se preocupe: você não será menos eficiente por esse motivo. Faça do tempo o seu aliado e não queira, jamais, ir contra ele.


Organize seu escritório

Organize todo o seu escritório e evite perder tempo procurando por seus pertences. Coloque as papeladas no lugar, arrume as prateleiras e deixe os itens que são sempre necessários à vista e em ordem.

É muito comum as pessoas gastarem horas buscando objetos que deveriam estar em um determinado local. Por isso, se você conseguir manter tudo organizado, pode poupar bastante tempo no dia a dia.


Tenha um hobby

Com tanto trabalho, acaba não dando tempo de continuar aquele curso que ama e, muito menos, fazer aquele outro que há tempos vem desejando, não é mesmo? Mas, se você se planejar direitinho e se organizar durante a semana, verá que é possível sim.

É fundamental que haja tempo para fazer as coisas de que gosta (e não só quando der). É preciso que isso passe a ser prioridade também, assim como as outras obrigações do seu dia a dia. Ter um hobby é aproveitar o seu tempo e perceber que ele está sendo produtivo e gratificante para você.


Priorize seu tempo

Não desperdice seu tempo com aquilo que é desnecessário, pois ele é precioso e sempre estará à sua frente. Tente, portanto, acompanhá-lo em harmonia. Brigar com as horas não adianta: é preciso saber usá-las a seu favor e se dedicar ao que realmente é importante na sua vida.

Portanto, não gaste o seu tempo à toa. Se, em alguma situação, perceber que isso está acontecendo, trate logo de reverter o quadro. Se você for ao dentista ou ao médico, por exemplo, e muitas pessoas estiverem na sua frente, aproveite os minutos para colocar a leitura em dia ou assista àquelas videoaulas pelo seu tablet.

Mas, caso não tenha nenhum desses itens à mão, não tem problema nenhum. Sabe aquela caderneta na sua bolsa? Comece, então, a fazer o planejamento do mês, da semana ou do dia — o importante aqui é deixar que o seu dia seja produtivo.

Não adianta tentar acelerar as coisas ou se desdobrar em mil para dar conta de várias tarefas. É preciso aproveitar as horas da maneira correta para, justamente, ter mais tempo. Lembre-se: o presente é tudo o que você tem, pois o passado não volta e o futuro não pode ser adiantado.

Fonte: O Segredo